martes, 20 de octubre de 2009

ATITUDES | ACTITUDES | ACTITUDS

Com base no tema de Iberiona 2009 – Inovação sustentável, Tradição responsável – levantam-se algumas questões relevantes que merecem reflexão e que gostaria partilhar no âmbito do debate desta mesa redonda:

Sempre que enfrentamos novos problemas, temos necessariamente de tomar uma atitude para tentar resolve-los e ultrapassa-los. Muitos desses problemas são hoje comuns a inúmeras sociedades por todo o planeta – são globais!

Mas será que num contexto social e económico que se revela global, não deveríamos também pensar global para agir localmente? Ou seja, pensar global para tomar uma atitude local? E, como podemos fazê-lo? Que contributo pode dar cada um de nós para a resolução de um problema global, agindo localmente?

O resultados dos contributos que poderão dar os participantes deste grupo de trabalho resultará nas conclusões deste debate de ideias, e de qual melhor atitude perante estes novos desafios.

Algumas frases soltas…

Uma postura ética contribui para uma atitude mais responsável na inovação, e na preservação das tradições e saberes culturais!

Quando queremos inovar tomamos atitudes que querem romper fronteiras, que procuram encontrar novas soluções, e que querem expressar novas formas de ver e de pensar!

Nas produções Artesanais podemos inovar em muitas âmbitos, desde os materiais à forma ou à função, mas o fundamental é que exista um projecto e que em todas as suas fases considerados valores éticos e ambientais!

As atitudes que tomamos ditam o rumo das nossas vidas e a sustentabilidade das nossas actividades, quer sociais quer profissionais. São o desígnio do nosso futuro!



As tradições culturais são um bem a preservar e com o qual podemos aprender para desenvolver novos produtos e criar novas linguagens a partir destas.

ACTITUDES (Joaquim Pérez y Miguel Oliveira)
Espai Educatiu
Sábado, 24 de octubre
www.iberiona.org

No hay comentarios:

Publicar un comentario